Cabeças de lista revelados, Bugalho foi surpresa. Eis tudo o que se disse

  • 23/04/2024

A lista de candidatos às Eleições Europeias, que decorrem a 9 de junho, ficou praticamente fechada na segunda-feira. A surpresa da noite veio da Aliança Democrática (AD), que apresentou o jornalista e comentador televisivo Sebastião Bugalho como cabeça de lista.

O nome de Bugalho, de 28 anos, surgiu após vários dias de rumores que apontavam o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, como possível candidato. No entanto, vários militantes e autarcas do PSD/Porto manifestaram-se contra a intenção e, na noite de segunda-feira, foi confirmado que o autarca recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da AD.

Sebastião Bugalho, "um jovem talentoso, um jovem que o país conhece"

O presidente do PSD, Luís Montenegro, justificou a sua escolha em Bugalho por se tratar de um "jovem talentoso" que o "país conhece", defendendo que o jornalista "vai fazer a diferença nas próximas Eleições Europeias", considerando-o "até polémico, que afronta, é disruptivo, estimula a confrontação com respeito democrático". "

"É o exemplo do que nós queremos: Que vale a pena estar em Portugal, lutar por Portugal e ir para a Europa defender os interesses e as cores de Portugal", afirmou Montenegro, na intervenção de abertura do Conselho Nacional, aberta aos jornalistas. "Vale a pena apostar no futuro, o Sebastião Bugalho é com toda a honra, com muita convicção, o candidato que tenho para vos apresentar e estou convencido de que vai fazer a diferença nas próximas eleições europeias", afirmou, sem, contudo, comentar as informações que davam conta que Rui Moreira poderia encabeçar a lista da AD.

Já o secretário-geral do PSD, Hugo Soares, afirmou que Sebastião Bugalho foi a "escolha única" e "o único convite" feito por Montenegro. Questionado se Rui Moreira foi ou não convidado como número dois e se nunca esteve previsto como cabeça de lista, o social-democrata disse que "o país já se habituou" e a comunicação social "tem de se habituar" à forma como a direção do PSD faz escolhas para listas ou para membros do Governo

"Quem escolhe os nomes não é a comunicação social, é mesmo a direção nacional, com reserva total", disse.

Também o presidente demissionário do Governo da Madeira (PSD/CDS-PP), Miguel Albuquerque, considerou que Sebastião Bugalho é um "nome mediático, um nome que entra na juventude e um nome conhecido no país", mas que ainda assim o surpreendeu "de certa maneira" por ser o escolhido para cabeça de lista.

Pedro Nuno Santos sem comentários

Questionado sobre a escolha da AD, o líder do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, recusou comentar as listas dos adversários. "Estamos focados na nossa lista, no nosso compromisso com a Europa e nos nossos candidatos. Faremos sempre uma campanha pela positiva, combativa e assertiva. Temos a melhor a lista, os melhores candidatos e de longe a melhor cabeça de lista", defendeu, no final da reunião da Comissão Política Nacional do PS.

"Portugueses conhecem os nossos candidatos, têm provas dadas"

Ex-ministra e atual deputada socialista Marta Temido será a cabeça de lista do PS às Europeias.

Notícias ao Minuto com Lusa | 00:02 - 23/04/2024

A deputada socialista Isabel Moreira reagiu apenas às declarações de Luís Montenegro, considerando tratar-se de "uma justificação populista limpinha".

"Boa escolha", "nova dimensão da mixórdia" e os "problemas éticos"

Catarina Martins, antiga coordenadora do Bloco de Esquerda e também cabeça de lista do partido para as Europeias, afirmou, no programa Linhas Vermelhas da SIC Notícias, que Sebastião Bugalho "não trará a experiência propriamente de atividade política", mas, para o PSD, "foi considerada uma forma de disputar o espaço do Chega e da Iniciativa Liberal", uma vez que "tem tido um discurso de normalização do Chega e um discurso bastante radical do ponto de vista liberal".

O também antigo coordenador bloquista Francisco Louçã considerou que se trata "uma nova dimensão desta mixórdia". Para o bloquista, Bugalho "está onde sempre esteve, a fazer carreira" e realçou o facto de o jornalista ser um "comentador que dava notas aos dirigentes partidários há um mês".

Por seu turno, Cecília Meireles, ex-deputada do CDS-PP, considerou que o nome de Bugalho é a "escolha de uma força política que tem dinamismo, que tem arrojo e que quer ir à luta". "Foi uma boa escolha. Surpreendente é verdade, mas uma excelente surpresa", afirmou no programa da SIC Notícias, Linhas Vermelhas. 

Em entrevista à SIC Notícias, o cabeça de lista da Iniciativa Liberal às eleições europeias, João Cotrim Figueiredo, considerou, esta segunda-feira, que o nome de Sebastião Bugalho surpreendeu "todos" e alertou que "passar de jornalista para comentador ou de comentador para político pode ter alguns problemas éticos". No entanto, garantiu que vai "esperar para ver qual é o pensamento europeu de Sebastião Bugalho".

Bugalho à parte, quem são os outros cabeças de lista das Europeias?

Para além da AD, também o PS 'fechou' os seus candidatos às Eleições Europeias de 9 de junho. Marta Temido, atual deputada e ex-ministra da Saúde em três governos de António Costa, lidera esta lista, seguida por Francisco Assis, atualmente deputado do PS e ex-presidente do Conselho Económico e Social, e por Ana Catarina Mendes, também deputada e ex-ministra.

O líder do Chega, André Ventura, confirmou que António Tânger Corrêa será o cabeça de lista do partido de extrema-direita por ser alguém que tem a "experiência política e o conhecimento do mundo internacional" necessários.

O Bloco de Esquerda (BE) foi dos primeiros partidos a anunciar quem será o seu cabeça de lista. Em março, a líder bloquista, Mariana Mortágua, confirmou que o nome de Catarina Martins, considerando ser "uma das dirigentes da Esquerda europeia com mais experiência e mais reconhecimento".

No fim de semana passado, o Livre anunciou que o investigador Francisco Paupério representará o partido, depois de ter vencido as primárias internas. 

Também no fim de semana, a Iniciativa Liberal aprovou o nome do seu ex-presidente João Cotrim Figueiredo, com 47 votos a favor e duas abstenções.

Quanto ao Partido Comunista Português (PCP), ainda corria o ano de 2023, quando o partido anunciou que o ex-líder parlamentar, João Oliveira, seria o cabeça de lista às eleições para o Parlamento Europeu.

O partido PAN - Pessoas, Animais e Natureza ainda não divulgou a lista de candidatos. 

Leia Também: De Temido a Bugalho (sem Moreira). Os candidatos do PS e AD às Europeias

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2546591/bugalho?utm_source=rss-polã­tica&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes