Cabelo em queda livre? Especialista culpa estas mudanças na alimentação

  • 16/04/2024

Se os olhos são 'o espelho da alma', o cabelo dá muitas pistas sobre o nosso estado de saúde, sobretudo quando a queda é excessiva. Em alguns casos, pode estar relacionada com mudanças na alimentação, como explica ao Daily Express a tricologista Anabel Kingsley, que estuda e trata cabelos.

"A causa mais comum da queda de cabelo diária excessiva nos meus clientes é a falta de uma dieta saudável, equilibrada e variada", afirma. Segundo a especialista um dos maiores erros é 'saltar' a primeira refeição do dia. "Peço sempre que façam um resumo de um dia típico e, muitas vezes, o pequeno-almoço consiste apenas num café. Porém, depois de dez ou mais horas de jejum, todas as células precisam de ser nutridas."

Leia Também: Dois superalimentos que são 'armas' contra a demência e o cancro

Como se isso não bastasse, "vejo frequentemente problemas com o crescimento e a qualidade do cabelo quando alguém não pesquisa sobre dietas à base de plantas antes de começar uma. Os veganos devem tomar um suplemento de vitamina B12, que só se encontra naturalmente nos produtos de origem animal, uma vez que a sua falta provoca uma queda excessiva de cabelo". Além disso, "o ferro e o zinco são menos biodisponíveis nos alimentos à base de plantas e as deficiências de ambos causam queda de cabelo, pelo que é aconselhável tomar suplementos e fazer análises sanguíneas anuais para monitorizar os níveis", refere também. 

Adianta ainda que a vitamina D "tem um impacto significativo no ciclo de crescimento do cabelo e na saúde do couro cabeludo". E não é tudo. A falta de ferro no organismo também pode levar à queda de cabelo e enfraquecer os fios. 

Leia Também: O 'lip oil' viral da Clarins tem três novas cores

Também é comum a queda de cabelo em pessoas em processo de emagrecimento, bem como uma diminuição do volume e da densidade dos fios. "A perda rápida de peso e a restrição drástica da ingestão de calorias e nutrientes causam quase sempre queda de cabelo", declara a tricologista.

A cabeleira também enfraquece com a falta de proteínas. "O cabelo é constituído principalmente por uma proteína chamada queratina. A falta de proteínas na dieta pode fazer com que os fios se tornem fracos e quebradiços. Por isso, tente incluir uma porção do tamanho da palma da mão de uma proteína, como queijo cottage, carnes magras, quinoa, ovos, feijão e peixe gordo em todas as suas refeições." Se tiver dificuldades em fazê-lo, um suplemento diário de proteínas pode ajudar, ainda que "não sejam mágicos".

O mesmo sucede quando corta drasticamente no consumo de hidratos de carbono e de gorduras saudáveis. 

Leia Também: Os cuidados diários a ter para controlar os sintomas de dermatite atópica

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2542027/cabelo-em-queda-livre-especialistas-culpa-oito-mudancas-na-alimentacao?utm_source=rss-lifestyle&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes