CDS. Reunião magna no fim de semana para reeleger Nuno Melo como líder

  • 18/04/2024

O 31.º Congresso dos centristas vai decorrer entre sábado e domingo no Pavilhão Cidade de Viseu.

O atual presidente do CDS-PP, Nuno Melo, recandidata-se à liderança do partido, sem oposição. É líder desde 2022 e recandidata-se para um mandato de mais dois anos, até 2026.

O regulamento do 31.º Congresso determina que "para serem candidatos a presidente do partido, os militantes terão de ser primeiros subscritores de uma moção de estratégia global", documento que tem como objetivo "fixar a orientação geral do partido".

A moção de estratégia global de Nuno Melo é intitulada "Tempo de Crescer". Também a Juventude Popular, estrutura que representa os jovens centristas, apresentou a moção "Assegurar o Futuro".

O arranque da reunião magna está previsto para as 10:00 de sábado com a intervenção do presidente do congresso, José Manuel Rodrigues.

Os trabalhos seguem com a apresentação dos relatórios de atividade do Conselho Nacional de Jurisdição, da Secretaria-geral e da Comissão Política Nacional.

Ainda de manhã está prevista a apresentação e votação da proposta de nova Declaração de Princípios do CDS-PP, elaborada por um grupo liderado por António Lobo Xavier. O documento tem como título "Livre, democrático e social" e visa atualizar o texto originário, de julho de 1974.

Entre as novidades da nova Declaração de Princípios, apresentada em setembro, está a rejeição dos populismos e a garantia de que o CDS respeita as "orientações pessoais".

O texto, atualizado 50 anos depois da fundação do partido, será apresentado pelo presidente do congresso, José Manuel Rodrigues, que é também líder do CDS/Madeira e presidente do parlamento regional.

Entre as 12:30 e as 21:30 vai decorrer a apresentação, discussão e votação das moções de estratégia globais, seguindo-se a apresentação das três moções de estratégia setoriais: "Agricultura e ambiente -- uma aliança virtuosa para a mitigação das alterações climáticas"; "A direita da sustentabilidade"; "A necessidade de 'marketing' urgente".

O primeiro dia de congresso do CDS-PP termina com a apresentação, discussão e votação das propostas de alteração aos estatutos do partido.

No domingo, segundo e último dia do congresso, está prevista a eleição dos órgãos nacionais do partido e a sessão de encerramento, com o discurso do presidente eleito.

De acordo fonte da organização do congresso, estarão presentes cerca de 1.300 delegados.

Esta reunião magna decorre numa altura em que o CDS-PP volta a estar no parlamento e no Governo.

Depois de não ter conseguido eleger qualquer deputado nas legislativas de 2022, o CDS-PP ficou dois anos afastado da Assembleia da República, onde não teve representação parlamentar.

Nas últimas eleições, no dia de março, às quais concorreu integrado na coligação Aliança Democrática (AD), o CDS-PP assegurou o regresso ao parlamento, com um grupo parlamentar de dois deputados: Paulo Núncio e João Almeida.

Os centristas integram também o Governo liderado por Luís Montenegro. Nuno Melo é ministro da Defesa Nacional, Álvaro Castello-Branco é secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional e Telmo Correia é secretário de Estado da Administração Interna.

Leia Também: PSD e CDS avançam com comissão eventual sobre execução de fundos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2543731/cds-reuniao-magna-no-fim-de-semana-para-reeleger-nuno-melo-como-lider?utm_source=rss-polã­tica&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes