Delegação do Congresso dos EUA compromete-se a manter apoio a Taiwan

  • 28/03/2024

O Congresso também aprovou 400 milhões de dólares (370 mil milhões de euros) no sábado para combater a influência do Governo chinês na região, como parte da sua Lei de Capacitação da Defesa.

A delegação, que é chefiada pelo republicano Jack Bergman, chefe do Subcomité de Inteligência e Operações Especiais da Câmara dos Representantes dos EUA, e inclui também os congressistas democratas Donald Norcross e Jimmy Panetta, reuniu-se hoje com o presidente eleito e atual vice-presidente de Taiwan, William Lai, para discutir as relações bilaterais e a segurança regional.

Em comunicado, o Instituto Americano em Taiwan (AIT, a embaixada "de facto" dos EUA na ilha) informou que a delegação permanecerá em Taiwan até sexta-feira, no âmbito de uma visita mais alargada à região.

Durante o seu encontro com os congressistas, Lai expressou a sua gratidão à Administração e ao Congresso dos EUA por terem tomado "ações concretas" a favor de Taiwan, apreciando também a ajuda militar de 300 milhões de dólares recentemente aprovada pela Administração de Joe Biden para este ano.

Bergman sublinhou que Washington e Taipé estão a trabalhar em conjunto para "contrariar as ações cada vez mais agressivas da China na região" e considerou Taiwan um "parceiro fundamental" dos Estados Unidos no Indo-Pacífico.

O congressista referiu ainda que a delegação se vai reunir com "pessoal dos EUA" em Taiwan, embora não tenha desenvolvido esta questão.

Anteriormente, os legisladores reuniram-se com a atual líder de Taiwan, Tsai Ing-wen, que instou os visitantes a resolverem o mais rapidamente possível a questão da dupla tributação entre os EUA e Taiwan, com o objetivo de "promover o investimento nos dois sentidos e uma cooperação industrial mais estreita".

A visita dos congressistas ocorre apenas duas semanas antes do 45.º aniversário da Lei das Relações com Taiwan, uma lei norte-americana que definiu o quadro jurídico das relações entre Washington e Taipé após o reconhecimento da República Popular da China em 1979.

A ilha foi visitada por vários políticos e antigos funcionários dos EUA nos últimos meses, incluindo os congressistas Ami Bera e Mario Diaz-Balart - líderes da bancada de Taiwan na Câmara dos Representantes dos EUA -, o antigo Conselheiro de Segurança Nacional Stephen Hadley (2005-2009) e o antigo Secretário de Estado Adjunto James Steinberg (2009-2011).

As visitas de representantes dos EUA a Taiwan têm sido constantes nos últimos dois anos e continuaram mesmo após a crise entre Pequim e Washington, desencadeada pela viagem a Taipé da então Presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, em agosto de 2022, que enfureceu a China.

Taiwan - para onde o exército nacionalista chinês se retirou após a derrota às mãos das tropas comunistas na guerra civil - é governada de forma autónoma desde 1949, embora a China reivindique a soberania sobre a ilha, que considera uma província sua para cuja "reunificação" não descartou o uso da força.

Os Estados Unidos, como a maioria das nações, não reconhecem Taiwan como um país. No entanto, estão obrigados pelas leis norte-americanas a garantir que a ilha se pode defender e consideram todas as ameaças a Taiwan como uma questão de "grave preocupação".

Leia Também: China culpa "separatismo" do governo de Taiwan pela falta de comunicação

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2529969/delegacao-do-congresso-dos-eua-compromete-se-a-manter-apoio-a-taiwan?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes