EUA criticam "negociatas corruptas" entre Coreia do Norte e Rússia

  • 28/03/2024

"As ações de hoje da Rússia minaram cinicamente a paz e a segurança internacionais, tudo para promover negociatas corruptas que Moscovo firmou com a Coreia do Norte", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, em conferência de imprensa.

A Rússia vetou hoje, pela primeira vez em 14 anos, uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que prolongaria até 2025 o mandato do painel de peritos que auxilia o comité de sanções para a Coreia do Norte.

A resolução, redigida pelos Estados Unidos, recebeu 13 votos a favor, a abstenção da China e o voto contra da Rússia, que como membro permanente do Conselho de Segurança tem o poder de bloquear um projeto de resolução.

O projeto visava estender o mandato do painel de peritos até 30 de abril de 2025 e solicitava aos especialistas que apresentassem de forma confidencial o seu relatório intercalar ao Conselho.

A resolução não altera o regime de sanções a Pyongyang, que permanece em vigor e que está relacionado, sobretudo, com o seu programa nuclear.

Desde 2019, a Rússia e a China apelam ao Conselho para o alívio destas sanções, que não têm data para terminar.

Neste contexto, a Rússia considera que o painel de peritos, cujos relatórios se referem ao assunto, já não tem razão de existir, concentrando-se em questões  "irrelevantes" e "desligadas da realidade" face aos problemas que a península enfrenta. 

Por conseguinte, Moscovo propôs ao Conselho uma reavaliação anual das sanções, proposta que não foi acolhida pela maioria dos Estados-membros do Conselho.

No seu último relatório, no início de março, o painel de peritos sublinhou que a Coreia do Norte continuou a "desprezar as sanções do Conselho de Segurança", nomeadamente desenvolvendo o seu programa nuclear, lançando mísseis balísticos, violando sanções marítimas e limites às importações de petróleo.

Indicou também que começou a investigar "informações provenientes dos Estados-membros sobre o fornecimento pela Coreia do Norte de armas e munições convencionais" a outros Estados, em violação das sanções, em particular à Rússia para a guerra na Ucrânia.

"Este veto não demonstra preocupação com o povo norte-coreano ou com a eficácia das sanções. Trata-se de a Rússia ganhar a liberdade de fugir e violar sanções em busca de armas para utilizar contra a Ucrânia. Este painel, através do seu trabalho para expor o incumprimento das sanções, foi um inconveniente para a Rússia", avaliou a embaixadora britânica junto da ONU, Barbara Woodward.

A China, embora abstendo-se, apoiou as exigências russas de reavaliação das sanções.

"As sanções não devem ser imutáveis ou ilimitadas", defendeu o vice-embaixador chinês Geng Shuang, afirmando que elas "exacerbaram as tensões" na península e tiveram um impacto "negativo" na situação humanitária do país.

Leia Também: Rússia veta na ONU prolongamento de mandato de peritos para Pyongyang

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2530496/eua-criticam-negociatas-corruptas-entre-coreia-do-norte-e-russia?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes