Geopolítica leva Wall Street para baixo e a penalizar as tecnológicas

  • 15/04/2024

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice Dow Jones Industrial Average recuou 0,65%, o alargado S&P500 perdeu 1,20% e o tecnológico Nasdaq baixou 1,79%.

"A desculpa evidente" para a baixa do dia "é o fator geopolítico", reagiu Patrick O'Hare, da Briefing.com.

O chefe militar israelita, general Herzi Halevi, disse hoje que Israel ia "ripostar" ao ataque iraniano do fim de semana.

O Irão lançou centenas de drones e mísseis em direção a Israel na noite de sábado para domingo, em resposta a um ataque, em 01 de abril, a instalações diplomáticas suas em Damasco, atribuído a Israel.

Este foi o primeiro ataque direto do Irão a Israel.

"Isto cria incerteza", disse Patrick O'Hare, "mas é preciso apontar que o rendimento da obrigação da dívida federal a 10 anos não beneficiou do apetite pelo risco e que as cotações do petróleo [em baixa no início da sessão bolsista] recuperaram, mas também sem subirem".

Depois de ter subido inicialmente até aos 4,66%, dos 4,52% de sexta-feira, o rendimento daqueles títulos da dívida federal baixou para 4,61%.

A cotação do barril West Texas Intermediate (WTI), referência do petróleo para os EUA, baixou 0,29%.

"A geopolítica influenciou, mas não foi o único fator", insistiu Patrick O'Hare. "Também houve um aspeto técnico".

O S&P500 baixou abaixo da média dos seus últimos 50 dias de bolsa, um limiar técnico importante, o que suscitou uma vaga de vendas.

Por outro lado, "circulou a ideia de que o mercado está maduro para uma contração", acentuou Patrick O'Hare. "Não é uma correção. É mais uma consolidação, uma retirada ordenada", especificou.

A baixa ocorrida no setor tecnológico é ilustrada pelas quedas da Meta (-2,28%) e dos fabricantes de semicondutores Broadcom (-2,48%) e Nvidia (-2,48%).

Ao contrário, várias empresas do setor da defesa e do armamento viveram um bom dia ou resistiram à tendência do mercado.

Entre estas empresas estão a ex-Raytheon, atual RTX, que recuou -0,07%, que fabrica, em colaboração com a israelita Rafael, os mísseis Tamir, utilzaidos no quadro do sistema israelita de defesa 'Cúpula de Ferro'.

Acima do mercado estiveram ainda a Lockheed-Martin (+0,60%) e a L3Harris (+0,30%), grandes fornecedores dos militares norte-americanos.

No dia em que abriu o julgamento de Donald Trump, a sua empresa de media - Trump Media and Technology Group (TMTG) -- prosseguiu a sua queda acentuada, com um recuo de 18,35%. Desde 26 de março, quando começou a cotar em Wall Street, a cotação já baixou cerca de 60%, o que corresponde a uma perda da capitalização bolsista de quatro mil milhões de dólares.

Leia Também: PSI cai 1,08% em contraciclo com maioria da Europa

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2541515/geopolitica-leva-wall-street-para-baixo-e-a-penalizar-as-tecnologicas?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes