Mais de metade dos portugueses desconhece data das eleições europeias

  • 17/04/2024

De acordo com o último Eurobarómetro antes das eleições europeias, que se realização nos 27 países da União Europeia (UE) entre 06 e 09 de junho, 57% dos portugueses desconhecia a data das eleições no país.

O inquérito, feito entre fevereiro e março deste ano e divulgado sete semanas antes das eleições, revela que só 09% dos inquiridos tinham "total conhecimento" da data das eleições, e 24% sabiam o ano, mas não tinham a certeza do mês.

A percentagem em Portugal está acima da média da UE: 23% desconheciam a data das eleições europeias, 38% sabiam qual era o ano, mas não o mês, e só 14% sabiam exatamente a data.

Em Portugal, a população entre os 15 e 24 anos é a que menor conhecimento tem da data das eleições (82%). Os portugueses entre 40 e os 54 anos são os que melhor sabem a data do sufrágio, mas são apenas 14%. Ainda assim, 52% dos inquiridos desta faixa etária desconhecia a data das eleições.

No entanto, em comparação com o Eurobarómetro homólogo de 2019, há mais portugueses interessados nas eleições europeias (51%, mais 13% do que em 2019). Neste parâmetro, a população entre os 15 e os 24 anos é que menor interesse tem nas eleições (62%).

Portugal é também o país da União Europeia que tem uma imagem mais positiva do Parlamento Europeu (66%), em contraste com a média europeia que é de apenas 41%. Os franceses são o país com uma imagem menos positiva da instituição (27%).

O país também lidera na perceção positiva de pertencer ao bloco comunitário (69%), bem acima da média europeia que é de 47%. Só 33% dos cidadãos checos têm uma imagem positiva da UE, a percentagem mais baixa.

Sobre a probabilidade de votarem se as eleições fossem uma semana depois de responderem ao questionário, 57% dos portugueses inquiridos disseram que é "provável" (um aumento de 10% em comparação com o inquérito feito há cinco anos), enquanto 22% disse que era "improvável", 16% expressou uma opinião neutra e 5% disse que não sabia.

Ainda assim, Portugal está bem abaixo da média da UE, já que 71% dos inquiridos no bloco comunitário consideram provável votar nas eleições, se fossem uma semana após responderem ao questionário.

A vontade de votar é maior na população portuguesa com mais de 55 anos (64%) e menor entre os 15 e 24 anos (27%).

Na escala político-ideológica, 68% dos cidadãos nacionais inquiridos que consideram estar alinhados ao centro admitiram que era "provável" votarem, 59% dos eleitores de esquerda disse que também o faria e 57% dos portugueses que votam à direita disseram que provavelmente votariam.

Entre os tópicos que mais interessam os portugueses e que querem ver discutidos durante a campanha eleitoral, 55% dos inquiridos priorizam o apoio à economia e a criação de empregos em comparação com a média de 31% ao nível da UE.

A luta contra a pobreza e exclusão social (52%) e a saúde pública (48%) também têm mais expressão em Portugal do que no conjunto do bloco comunitário, com 33% e 32%, respetivamente.

Só 17% dos inquiridos estão interessados no que se faz ao nível da UE quanto às alterações climáticas e 25% quanto à defesa e segurança dos 27, dois assuntos cada vez mais discutidos em Bruxelas.

Migrações e asilo, e direitos do consumidor (8%) e a digitalização e igualdade de género (9%) são os assuntos que os portugueses inquiridos menos querem ver discutidos na campanha.

Questionados sobre os valores que o Parlamento Europeu deve defender nos próximos cinco anos, a tendência portugueses e europeia alinham-se e escolhem a paz como valor principal, com 56% e 47% respetivamente.

As entrevistas para a realização deste Eurobarómetro decorreram nos 27 Estados-membros da UE, entre 07 de fevereiro de 2024 e 03 de março de 2024, a 26.411 cidadãos europeus, dos quais 1.032 eram portugueses.

O inquérito foi feito a cidadãos com mais de 15 anos (há países como a Áustria ou a Bélgica que permitem que pessoas com pelo menos 16 anos votem nas europeias) e os dados são ponderados de acordo com a dimensão da população de cada país.

Leia Também: Joana Amaral Dias vai ser cabeça de lista pelo ADN às eleições europeias

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2542335/mais-de-metade-dos-portugueses-desconhece-data-das-eleicoes-europeias?utm_source=rss-polã­tica&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes