Médio Oriente? CE pede "todos os esforços" para evitar escalar de tensões

  • 17/04/2024

"A UE condena o ataque do Irão contra Israel. Devem ser envidados todos os esforços para ajudar a trazer estabilidade à região e evitar uma escalada e apelamos a todas as partes para que deem provas da máxima contenção", escreveu o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, na rede social X (antigo Twitter).

Na publicação feita após cerca de cinco horas de discussões no primeiro dia de dois de cimeira europeia em Bruxelas, no qual Portugal é pela primeira vez representado pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, Charles Michel adiantou que o Conselho Europeu "está empenhado em colaborar com os seus parceiros para pôr termo à crise em Gaza, nomeadamente através de cessar-fogo imediato, libertação incondicional dos reféns e garantia de acesso sem entraves à ajuda humanitária".

Nesta que é a primeira cimeira do novo primeiro-ministro português, os líderes da UE discutiram neste primeiro dia as recentes tensões entre Irão e Israel para evitar um alastramento das tensões no Médio Oriente.

A discussão surgiu após o ataque do Irão com 'drones' (aeronaves não tripuladas) e mísseis a Israel no passado fim de semana, que levou à inclusão na agenda do encontro de uma discussão sobre a situação na região.

Segundo as conclusões aprovadas nesta cimeira extraordinária, "o Conselho Europeu apela ao Irão e aos seus representantes para que cessem completamente os seus ataques e insta todas as partes a darem provas da máxima contenção e a absterem-se de qualquer ação que possa aumentar as tensões na região".

No texto, os chefes de Estado e de Governo também "condenam veemente e inequivocamente o ataque iraniano a Israel e reitera a sua total solidariedade para com o povo israelita e o seu compromisso com a segurança deste país e com a estabilidade regional".

Ao mesmo tempo, é mencionada a crise humanitária na Faixa de Gaza, com os líderes dos 27 da UE a reiterarem nas conclusões "o seu compromisso de colaborar com os parceiros para pôr termo à crise".

O foco inicial deste Conselho Europeu extraordinário de dois dias seria a competitividade do mercado interno, mas, apesar de o assunto continuar em agenda, a atualidade internacional sobrepôs-se.

Na quinta-feira, o segundo e último dia da cimeira extraordinária será então dedicado à economia da UE, com o Conselho Europeu a receber o antigo primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, para discutir o relatório por si preparado sobre o mercado interno comunitário e debater como reforçar a competitividade europeia face aos Estados Unidos e à China.

Leia Também: Líderes da UE discutem Médio Oriente em 1.ª cimeira de Montenegro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2543186/medio-oriente-ce-pede-todos-os-esforcos-para-evitar-escalar-de-tensoes?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes