MSF pede "políticas dignas" para migrantes que tentam chegar aos EUA

  • 19/04/2024

A MSF apresentou um relatório sobre "as devastadoras consequências médicas e humanitárias" das políticas restritivas de migração na América Central e no México, bem como na fronteira sul dos Estados Unidos.

A ONG assinalou o "aproveitamento político" da situação dos migrantes "para ganhar votos em sociedades cada vez mais hostis aos estrangeiros", enquanto decorrem este ano eleições presidenciais no México e depois nos Estados Unidos.

"O ano [de 2023] foi marcado por números históricos de fluxos migratórios na região, com mais de 520 mil pessoas atravessando a floresta de Darién", porta de entrada para a América Central entre a Colômbia e o Panamá.

No seu relatório, a MSF regista "mais de 67.000 consultas de saúde primária e psicossocial entre Honduras, Guatemala e México em 2023", um aumento de 21% em relação a 2022. E de 36% no que diz respeito a crianças menores de cinco anos.

Problemas respiratórios, de pele e diarreia são os principais problemas de saúde enfrentados pelos migrantes.

Os problemas de saúde mental também são importantes: "De quase 3.800 consultas em Honduras, Guatemala e México, 48% foram diagnosticados principalmente com stresse agudo, seguido por casos de depressão (12%), ansiedade (11%) e transtorno de stresse pós-traumático (11%)".

A MSF denunciou também "a violência física e os sequestros" praticados contra migrantes, citando "230 casos de violência com 775 vítimas, incluindo 52% mulheres e 22% crianças e adolescentes".

"Na Guatemala (...) mais de 150 pessoas dizem que voltaram do México por causa da violência sofrida lá", apontou a ONG.

"É urgente que cada Estado -- seja de origem, de trânsito ou de destino -- assuma as suas responsabilidades na gestão desta crise", insistiu a associação médica humanitária criada em 1971 em França e que atua em mais de 70 países.

O vice-chefe da missão de MSF no México, Camilo Velez, sublinhou à agência France-Presse (AFP) as inadequações da política migratória americana.

"Pedimos que aumentem o número de 1.450 consultas diárias", explicou, avançando o número de quase 500 mil pessoas bloqueadas no ano passado na fronteira sul dos EUA, onde os migrantes têm de apresentar o seu pedido de asilo a pedido ao Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA.

Leia Também: MSF denunciam "brutalidade" extrema de grupos criminosos colombianos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2544032/msf-pede-politicas-dignas-para-migrantes-que-tentam-chegar-aos-eua?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes