Novas sanções dos EUA contra indústria de 'drones' do Irão

  • 25/04/2024

Estas sanções económicas têm como alvo "mais de uma dúzia de entidades, pessoas e navios que desempenharam um papel central na facultação e no financiamento da venda clandestina de 'drones' (aeronaves não-tripuladas) iranianos pelo Ministério da Defesa iraniano", anunciou o Departamento do Tesouro norte-americano.

A empresa Sahara Thunder, em particular, é visada pela Autoridade de Supervisão Financeira (OFAC) do Departamento do Tesouro, acusada por Washington de ser "a principal empresa de fachada que supervisiona as atividades comerciais [do Ministério da Defesa iraniano] para apoiar estas ações".

"A Sahara Thunder também desempenha um papel fundamental na conceção, no desenvolvimento, no fabrico e na venda de milhares de 'drones' pelo Irão, muitos dos quais acabaram por ser transportados para a Rússia para serem utilizados na sua guerra contra a Ucrânia", acrescentou o Tesouro norte-americano.

A OFAC "sanciona igualmente duas empresas e um navio envolvidos no transporte de produtos iranianos para a Sepehr Energy Jahan Nama Pars, que também desempenha um papel de primeiro plano nas atividades comerciais do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas".

"Paralelamente a esta ação, o Reino Unido e o Canadá estão a impor sanções a várias entidades e pessoas envolvidos na compra de 'drones' pelo Irão e noutras atividades militares ligadas ao Exército iraniano", indicou o Tesouro.

"O Ministério da Defesa iraniano continua a destabilizar a região e o mundo ao apoiar a guerra russa na Ucrânia, o ataque sem precedentes a Israel e a proliferação de 'drones' e de outros equipamentos militares perigosos destinados aos terroristas", declarou o subsecretário do Tesouro para o Terrorismo e Serviço de Informações Financeiras, Brian Nelson.

Na quarta-feira, o Irão classificou como "infundadas" várias sanções norte-americanas por "ciberataques maliciosos", realizados, segundo Washington, "em nome do comando cibereletrónico dos Guardiões da Revolução", o Exército ideológico da República Islâmica.

Na noite de 13 para 14 de abril, o Irão lançou mais de 350 'drones' e mísseis sobre Israel, quase todos intercetados em voo. Teerão justificou esse ataque como uma retaliação a um ataque mortal ao consulado iraniano em Damasco, Síria, que foi imputado a Israel.

Leia Também: PE condena ataque do Irão a Israel e alerta para aumento da violência

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2548445/novas-sancoes-dos-eua-contra-industria-de-drones-do-irao?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes