Renovado Salão Central em Évora reabre em breve, após décadas fechado

  • 26/04/2024

"Infelizmente, não conseguimos ainda abrir o Salão Central Eborense, mas será aberto, esperamos nós, no final de maio", realçou hoje o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, em declarações à agência Lusa.

Segundo o autarca, a empreitada está concluída há cerca de um ano e meio, mas o espaço ainda não abriu portas devido a atrasos da empresa E-Redes (antiga EDP Distribuição) na construção do Posto de Transformação (PT) que vai servir o edifício.

"Está, finalmente, construído e está a decorrer o período de testes aos equipamentos, já com o PT", precisou, sublinhando que está previsto inaugurar o espaço no final de maio.

O dia em concreto da reabertura, assinalou o presidente do município, "ainda não está definido", pois "ainda estão a decorrer os testes aos equipamentos e é preciso ter a certeza de que está tudo a funcionar em condições".

Assinalando que a E-Redes teve "dificuldades em cumprir os prazos" para a construção deste PT, o que impediu a abertura do espaço, Pinto de Sá salientou que o problema "não foi apenas com Évora, tem sido generalizado".

"Reclamámos, ao longo do tempo, e eles foram argumentando com a falta de materiais e com a dificuldade de encontrar empreiteiro", referiu, considerando "como plausíveis" as justificações dadas pela E-Redes.

"Também sentimos algumas destas situações, de falta de materiais e de empreiteiros, e, portanto, não temos propriamente matéria onde nos possamos agarrar para pedir qualquer outra resposta por parte da empresa", acrescentou.

Quanto ao Salão Central Eborense, o autarca lembrou que a requalificação do espaço, que arrancou em 2020, envolveu um investimento de 2,5 milhões de euros, com 70% do financiamento assegurado por fundos europeus.

De acordo com o presidente, o salão será um espaço polivalente para a cultura, mas também para outras áreas, como empresariais ou desportivas, e vocacionado para eventos e iniciativas de associações, agentes e instituições de Évora.

Situado no centro histórico da cidade alentejana, o centenário Salão Central Eborense encontra-se fechado desde o final dos anos 80 do século XX.

O edifício foi mandado construir, em 1916, pelo empresário José Augusto Anes como espaço de cultura e variedades e, ao longo dos anos, 'passou pelas mãos' de diversos proprietários, sempre com a predominância da exibição de cinema.

Com o passar dos anos, a afluência de público diminuiu, levando ao seu encerramento definitivo no final dos anos 80, tendo a câmara municipal adquirido o edifício em 1996.

Leia Também: 25 Abril. Arquivo de Montemor-o-Novo guarda memória da Reforma Agrária

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2548794/renovado-salao-central-em-evora-reabre-em-breve-apos-decadas-fechado?utm_source=rss-cultura&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes