Tribunal de Contas Europeu quer transparência nas relações com lobistas

  • 17/04/2024

Num relatório hoje divulgado, o TCE conclui que "o registo de transparência da UE fornece informações úteis que permitem aos cidadãos acompanhar as atividades de lóbi, mas as insuficiências e lacunas reduzem a transparência das atividades de lóbi que ocorrem nas três instituições signatárias": Parlamento Europeu, Comissão Europeia e Conselho da UE.

No relatório especial "Registo de transparência da UE", os auditores recomendam, nomeadamente, que sejam fornecidas informações agregadas sobre os lobistas e as suas atividades em painéis de informação e de avaliação interativos, permitindo assim aos utilizadores analisarem e compararem os dados disponíveis a partir de diferentes fontes.

Por outro lado, o TCE recomenda ainda que sejam integradas e ligadas as informações sobre os lobistas no registo de transparência com informações publicadas sobre as suas atividades de lóbi, designadamente as reuniões com membros e pessoal das instituições, incluindo eurodeputados.

Devem ainda ser disponibilizadas as informações históricas sobre os lobistas que tenham sido eliminados ou suspensos do registo de transparência, incluindo as suas reuniões.

O Acordo Interinstitucional de 2021 inclui disposições em matéria de elegibilidade para os requerentes do registo e exige a adesão dos lobistas a um código de conduta comum. No entanto, o Tribunal constatou que há poucas medidas para garantir que os lobistas cumprem os requisitos de inscrição e informação.

Nas três instituições em causa, há 12.653 lobistas registados (dados de 2022), um recuo face aos 13.366 do ano anterior, divididos em três categorias: os que promovem os seus próprios interesses ou os interesses dos seus membros, os que defendem os interesses dos clientes (intermediários) e os que não representam interesses comerciais.

O TCE destaca ainda que se têm registado desenvolvimentos em 12 Estados-membros no que respeita à regulamentação do lóbi, destacando que oito (Alemanha, Áustria, Eslovénia, França, Grécia, Irlanda, Lituânia e Polónia) dispõem de sistemas de registo obrigatórios para os lobistas e os outros quatro (Bélgica, Itália, Países Baixos e Roménia) têm sistemas voluntários.

O Acordo Interinstitucional será revisto em 2025, ano que o TCE prevê que as suas recomendações sejam adotadas.

O PE foi abalado, em dezembro de 2022, pelo escândalo de tráfico de influências e corrupção Qatargate e, já este mês, com denúncias de intereferência russa junto de eurodeputados.

Leia Também: TdC levantou suspeitas sobre benefício de Câmara de Cascais a empresa

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2542338/tribunal-de-contas-europeu-quer-transparencia-nas-relacoes-com-lobistas?utm_source=rss-economia&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes