UE ameaça suspender TikTok Lite devido ao risco de dependência nos jovens

  • 22/04/2024

Moedas virtuais, conversíveis em cartões-presentes, em troca de assistir vídeos. O TikTok, do grupo chinês ByteDance, lançou o seu polémico novo serviço em França e Espanha no final de março.

A Comissão Europeia, que desempenha agora o papel de polícia digital na UE, acredita que o mecanismo apresenta "sérios riscos para a saúde mental dos utilizadores", ao forçar' as pessoas a permanecerem ligadas, noticiou a agência France-Presse (AFP).

No entanto, a plataforma não comunicou a Bruxelas, antes do seu lançamento, uma avaliação de risco, de acordo com as suas obrigações ao abrigo da nova legislação sobre serviços digitais (DSA).

Por isso, o executivo europeu prepara-se para impor a suspensão do programa de recompensas: "Antes de adotá-lo formalmente, o TikTok teve um prazo até 24 de abril para apresentar os seus argumentos de defesa".

"Estamos dececionados" com a abertura deste procedimento: o programa de recompensas TikTok Lite não é acessível a menores de 18 anos e inclui um limite diário para visualização de vídeos", frisou um porta-voz do TikTok à AFP. O grupo, no entanto, pretende "continuar as conversações" com Bruxelas.

A Comissão Europeia emitiu um primeiro alerta em 17 de abril, solicitando à plataforma que fornecesse no prazo de 24 horas uma avaliação dos riscos associados a esta implantação e detalhasse os meios implementados para os reduzir. Mas "o TikTok não forneceu o documento a tempo", explicou a Comissão.

"'Streams' incessantes de vídeos curtos e rápidos podem parecer divertidos, mas expõem os nossos filhos ao risco de dependência, ansiedade, depressão, distúrbios alimentares e capacidade de atenção reduzida", alertou o comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton.

"Suspeitamos que o TikTok 'Lite' é tão tóxico e viciante como os cigarros 'light'", frisou, citado num comunicado.

O TikTok deve fornecer o seu relatório de avaliação de risco até terça-feira, no máximo, e responder a outras perguntas até 03 de maio.

Na ausência de uma resposta atempada, a Comissão pode impor multas até 1% do volume de negócios global anual do grupo e sanções até 5% do volume de negócios diário.

O TikTok Lite recompensa os utilizadores com 'tokens' (criptomoeda) se fizerem 'login' diariamente durante dez dias, passarem tempo a assistir a vídeos (com um limite de 60-85 minutos por dia) e realizarem determinadas ações, como 'gostar' de vídeos e seguir criadores de conteúdo. Estas moedas podem depois ser trocadas por cartões-presente em sites parceiros, como a Amazon.

Com vídeos de curta duração, o TikTok, que atraiu mais de 1,5 biliões de utilizadores em todo o mundo, é acusado há vários anos nos Estados Unidos e na Europa de causar comportamento viciante entre adolescentes.

Leia Também: Von der Leyen pede ao Senado dos EUA que ratifique ajuda "rapidamente"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/tech/2546484/ue-ameaca-suspender-tiktok-lite-devido-ao-risco-de-dependencia-nos-jovens?utm_source=rss-tech&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes